quarta-feira, abril 12, 2006

Tuna... em plena Rue de Rive!

No sábado passado resolvi aproveitar as únicas 4 horas de sol com que fomos presenteados após dias e dias de nevoeiro, frio, cinzentisse generalizada e neve (sim, neve em Abril.... a mim também me pareceu inacreditável mas é a realidade!!), e depois de ter dormido umas fantásticas 12 horas fomos passear até à baixa.

Entre boutiques de chocolate (estas "chocolatiers" estão demais com tantas coisas boas agora para a páscoa), livrarias e lojas brinquedos qual não foi o meu espanto quando começo a ouvir umas vozes concertadas a cantar ao som de pandeiretas e guitarras portuguesas... Desconfiadamente atravesso a rua e por trás de uma pequena multidão... lá estavam eles: a tuna masculina da faculdade de medicina da Universidade do Porto!!!!
Quase que fiquei nostálgica (repito: quase)... não pela tuna em si... mas, ver esta malta de traje puxou pelo meu sentimento patriótico de emigra e por isso resolvi aproximar-me para dar duas de treta....

Um dos cantadores da pandeireta também ficou contente por nos ver aproximar mais, e lá começou a falar connosco:
"- Somos do S. João... Estamos em tour pela Europa...
- Que giro... Nós também somos do Porto...
- Não temos visto muito portugueses durante a nossa tour...
- Pois... acredito.... mas aqui o que não faltam são portugueses...
- Hum... e a maior parte das pessoas não sabe o que é uma tuna...
- Pois... nós sabemos porque também estudamos no Porto..
- Ah... Pronto, mas muita gente não sabe o que é! E se vocês quiserem comprar o nosso CD (30 francos) ou então contribuir com alguma coisa... era bom! A tuna é muito importante, porque isto ajuda-nos a crescer como médicos e a tornarmos-nos melhores médicos!"

Pronto.... aqui foi quando eu apanhei um baldada de desilusão... Então, ele só queria era sacar-nos uma contribuição para a viagem pela Europa!!

Óh meus amigos.... eu sei perfeitamente o que é uma tuna!!!!! Eu sei muito bem como é que pertencer a uma tuna vos ajuda a vocês e a todos os outros tunos a crescer!!!! Mas não é de certeza a enriquecer o vosso percurso médico!!!!!!
Que ajude a enriquecer como pessoa, e que ajude a melhorar os vossos "social skills".... Eu até concordo - não há nada como umas noitadas e parties all year around - para a pessoa ficar mais sociável... mas agora tentar vender-me a filosofia de que este percurso os "faria crescer como médicos" ..... Shame on you!!!

Resposta forreta do nosso lado (de ex-estudantes da UP já borderline com a velhice pós faculdade)

"- Ah, sim sim, claro.... Nós agora andamos às compras... mas quando voltarmos a passar para este lado antes de ir embora, paramos aqui novamente para comprar o CD"...

E lá segui caminho a pensar... "Porra... passaram só 3 anos desde a última vez que vesti o traje e parece que já foi há tanto tempo...."

Conclusão óbvia: Estamos a ficar velhos!!!! :o)

Sem comentários: