quarta-feira, janeiro 02, 2008

O que andamos a fazer matilde... - II

Vai dar entrada na linha número 1, o comboio alfa pendular com destino a Braga. Efectua paragens em Lisboa Oriente, Coimbra B, Aveiro, Gaia, Porto Campanhã e Braga.

Carruagem 3, lugar 57. Sentei-me. A meu lado, alguém que cheirava a sabão em barra.... Antes assim! Do outro lado do corredor... um casal... e como não poderia deixar de ser, uma criança... 

As crianças que tendem a sentar-se perto de mim, também tendem a achar que eu sou uma pessoa afável e com paciência.... Não é o caso! E por isso, antes que a criança desse pela minha existência, abri o livro determinada a ler não só o capítulo sobre "motivational interview", mas também o que falava sobre o teatro como ferramenta de promoção da saúde. 

Marcador amarelo em acção, vou já a meio do capítulo... sinto uns olhos postos em mim e uma mão a acenar...

"Matilde, deixa a menina que está a estudar!
Bla,bla,bla (palrear absolutamente incompreensível)"
Sorriso amarelo do meu lado

Foi o suficiente.... a matilde sorri de volta e passa a meia hora seguinte a tentar comunicar comigo... faço um esforço, afinal a criancinha até é simpática, e muito embora eu não a consiga compreender, para ela e para a mãe que orgulhosamente a segura em seu colo, tudo o que ela diz parece fazer sentido...

E então percebo.....

Esse é também o nosso padrão de comunicação Matilde... e eu questiono-me em que apeadeiro te terei perdido? e me terei eu perdido....? Será que poderemos partilhar a mesma carruagem? Tenho receio da resposta.... e por isso nada pergunto.... e no meu autismo comunicacional, só me ocorre.... O que andamos a fazer Matilde?

Sem comentários: