quarta-feira, fevereiro 06, 2008

International Day of Zero Tolerance to Female Genital Mutilation

É importante assinalar que hoje - 6 de Fevereiro - é o Dia Internacional da Tolerancia Zero à Mutilação Genital Feminina.

Contrariar esta prática, infelizmente ainda comum em demasiados países, é muito mais do que uma questão de proteger clitoris ou manter a integridade genital...
A mutilação genital acarreta consequencias dramáticas para a saúde da mulher, incluindo: morte como consequencia do procedimento cirurgico, choque e dor extrema durante e após a mutilação, dificuldades na reprodução, fistula vaginal, infecções e outros problemas urinários agudos e crónicos, infertilidade e outras complicações causadas por infecções uterinas ou nas trompas de falopio, aumento do risco de contaminação com o vírus da SIDA devido à utilização de instrumentos não esterilizados, complicações durante o parto.... enfim.... a lista é extensa e a dimensão do problema ainda é alarmante!

Segundo dados da OMS entre 100 e 140 milhões de raparigas em todo o mundo foram submetidas a mutilação genital.... e cerca de 3 milhões de raparigas e mulheres todos os anos correm o risco de serem submetidas a tais práticas.

Apesar de ser internacionalmente reconhecida como uma violação dos direitos humanos, a mutilação genital é ainda prática currente em cerca de 28 países africanos e vários países na Ásia e médio Oriente.

Não há nenhuma justificação (nem cultural, nem religiosa) para manter este tipo de tradição!

Mais informação em: http://www.stopfgmc.org/client/category.aspx?root=157&lang=en-US

Sem comentários: