segunda-feira, junho 02, 2008

O publico diz 4 mil adeptos.... a World Radio Switzerland disse 10 000 portugueses!

Euro 2008: selecção nacional recebida com entusiasmo na Suíça
01.06.2008 - 20h44 PÚBLICO

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1330816&idCanal=56

"Milhares de emigrantes portugueses acolheram hoje em euforia a selecção portuguesa de futebol, que ao final da tarde chegou à Suíça, um dos palcos do Euro 2008.
Depois do banho de multidão em Lisboa – tanto à saída do Palácio de Belém como à chegada ao aeroporto – a comitiva portuguesa tinha à sua espera no aeroporto de Genebra cerca de quatro mil adeptos, vestidos a rigor com as cores da bandeira nacional.
O avião que transportou a selecção aterrou às 20h20 locais (19h20 em Lisboa), após duas horas de viagem, e os jogadores embarcaram de imediato no autocarro que irá assegurar as suas deslocações nas próximas semanas.

Em contraste com a chegada discreta e rápida da selecção Turquia, horas antes, o autocarro da comitiva portuguesa passou pela concentração de apoiantes em marcha lenta, permitindo a aproximação dos adeptos concentrados há várias horas no local, muitos dos quais aproveitaram para tirar fotografias.

Alguns quilómetros à frente, o autocarro de Portugal tinha à sua espera cerca de dois mil “motards”, que vão acompanhar a equipa nos 130 quilómetros de percurso entre Genebra de Neuchâtel, base da selecção portuguesa durante o Euro. Na cidade, há vários dias engalanada com o verde e vermelho da bandeira portuguesa, é esperada nova recepção entusiasta por parte dos milhares de portugueses que residem naquele cantão suíço.
Portugal integra o grupo A do Euro2008 de futebol e estreia-se no próximo sábado frente à selecção turca, num grupo que conta ainda com a Suíça, co-organizadora da prova com a Áustria, e a República Checa."


Parece-me que os suíços não sabem o que os espera com a organização do EURO.... No outro dia estive a ouvir umas entrevistas de rua.... o jornalista perguntava a pessoas de Genebra o que achavam do Euro, e as respostas variavam entre:
"Não estou nada entusiasmada.... vão fazer muito barulho e so vai trazer desorganização à cidade";
"Não sei.... vou ter que manter a loja aberta até mais tarde" ;
"Vêm para cá os vandalos do futebol".... e
"Vai ser ainda pior do que durante o mundial, com toda a gente na rua a fazer barulho e a festejar.... sem se importar com o resto das pessoas que no dia seguinte têm que ir trabalhar!"
Estas respostas não são as que se espera numa cidade que se está a preparar para o Euro pelo menos há 2 anos!

Sem comentários: