sábado, abril 11, 2009

Bibliotecas alheias

Entro cedo, escolho o lugar... virado para a janela, perto de uma tomada, entre duas estantes carregadas de livros... sento-me... Este silencio, a temperatura da sala, o meu state of mind... faz-me tanto lembrar os dias de verão passados a estudar na biblioteca do S. João...

Não sei porque gosto mais desta biblioteca, do que a que tenho à disposiçao na minha colina... Talvez porque aqui ninguém queira saber o que estou a fazer e porque não estou no meu gabinete... ou talvez só porque, a biblioteca do CERN, está inundada de engenheiros e fisicos que não têm pretensões a salvar o mundo (explicá-lo... sim! Destruí-lo... só se for por acaso de contas mal feitas! Agora... salvar o mundo... só na casa com vista para o Mont Blanc é que essa atmosfera se sente!)

Mesmo na faculdade, nunca ficava na minha biblioteca... ía para o S. João! Talvez por ser mais silencioso... e porque todas as pessoas que lá estavam a estudar estavam tão preocupadas com a sua própria sabedoria (ou ignorancia a ser ferozmente combatida antes do exame), que ninuém reparava em quem lá estava sentado (a lutar com mais ou menos afinco contra a sua falta de conhecimentos)...

Não sei... mas de uma forma ou outra, acabo sempre a sentir-me mais confortável em bibliotecas alheias...

3 comentários:

Marido da Matta ari disse...

Eu sei por que motivo gostas tanto de bibliotecas!!!!! Como não podes levar a borracha, nem a régua já não tens como "brincar" aos equilibrismos!

matta ari disse...

Enganei-me! Não foi o marido! Fui mesmo eu que enviei o comentário anterior!!!!!

cdgabinete disse...

como é que o teu marido ia saber dos meus equilibrismos passados hein?? eu nunca lhe contei essas coisas tão pessoais :)