domingo, julho 12, 2009

UNbeaten

Algo de refrescante aconteceu na semana passada...
Estive a trabalhar com alguém que já faz parte desta casa-com-vista-para-o-Mont-Blanc há imenso tempo...Com a diferença que a casa dele está no Congo.... bem lá no meio do Congo...

Este meu colega, que aceitou ir para Congo sem levar mulher e filhas, trabalha numa das duty stations mais problemáticas, mais díficil e até já apanhou malária.... e no entanto continua optimista, e a achar que nós desempenhamos um papel importante. Não usa sarcasmo para lidar com as situações, acha que vamos conseguir produzir resultados e diz-me:
"You know.... it is important to be positive... to keep doing your job always seeing a positive side.... to keep the ones you love close, to have a nice group of friends with whom you can celebrate the weekends and to maintain the simple things you enjoy doing...."

E eu sinto os meus neuronios corarem quando estou com uma pessoa assim.... que me recorda que existem outros modos de ser e trabalhar para além dos que eu observo cá no hemisfério norte!

E fico até envergonhada por todos os momentos em que eu deixo de acreditar.... por todos os momentos em que me deixo consumir por pessimismo, desespero, negatividade, sarcasmo e mesmo hipocrisia....

Simultaneamente sinto o meu cerebro a ser invadido por uma grande onda de entusiasmo - é que consigo mesmo senti-los na festança e na cantoria - e pelo menos até à minha próxima reunião vou deixá-los festejar e protege-los da acção do capitão cinismo! Afinal... importa manter o optimismo!

photo by: cdgabinete, Prainha, Cabo Verde, Julho 2009

Sem comentários: