quinta-feira, janeiro 14, 2010

My back yard is the world!

Quando morava no Porto, as catastofres do mundo pareciam-me sempre longe...
Eu, a minha familia e os meus amigos... éramos todos (ou quase todos) do Porto... Ninguém tinha amigos em Phnom Penh, ninguém me falava das vitimas das guerras civis, tremores de terra nunca abalavam o nosso granito e o contacto mais próximo que tive com um dos conflitos de Africa, foi quando na minha turma do liceu havia 1 aluno saído do Rwanda...

No entanto, desde que me mudei para Genbra, quase todos as catastrofes se sentem aqui tão perto!

Nesta minha torre de marfim muitos dos peões são sobreviventes do conflito da Bosnia, são resistentes da guerra civil no Uganda, são testemunhas de Phnom Penh, são familiares de civis que se protegem da violência em Nairobi, são testemunhas da violência em Israel, são chefes de cientistas politicos mortos como resultado de uma missao em Harare, são peritos que participam nas minhas conferencias telefonicas mesmo quando a cidade está sem electricidade devido ao ataque da noite anterior, são nutricionistas que viram, em port-au-prince, crianças a alimentar-se de bolos de lama para não sentirem o estomago vazio tantos dias seguidos...
... São uma das sete filhas que sustenta a familia que mora nas Filipinas que ficou sem casa por causa das cheias...
... São o filho único de um casal chines que vive em Sichuan e não consegue comunicar com eles depois do sismo e cheias....
...São a noiva de um homem que foi visitar a familia ao Haiti e se vê no meio de um dos mais catastroficos tremores de terra a atingir a ilha...

Agora, não importa a distância, tudo acontece nas traseiras da nossa casa... aos nossos colegas, chefes, amigos, familia ou à familia dos nossos amigos... as noticias da BBC são contadas na primeira pessoa... o jardim das traseiras desta torre de marfim é o mundo... e tudo se passa aqui mesmo ao lado!

3 comentários:

noiseformind disse...

Eu penso que o problema esta em deixarem trabalhar nessa ONG malta oriunda de sitios foleiros. WASPizem o sitio a ver se a coisa n melhora em termos de "noticias da terrinha". Just a thought

cdgabinete disse...

lolll. Esta casa é o total oposto de ONG...

O que é WASPizar?!?!?!?

noiseformind disse...

WASP = White, Anglo-Saxon, Protestant. É um código que serve para assinalar os brancos na américa.