quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Isto da emigração tem sido um bocado como as cebolas... camada a camada vou-me tornando cada vez mais uma emigrante oficial

Quando saí de Lisboa para Genebra, não pensei que estava a sair por 10 anos... pensei que estava a sair temporariamente. Um ano, dois ou tres... algo temporário enquanto eu gostasse de cá estar.

Instalei-me em França - não era portugal, mas era a União Europeia... close enough - e como trabalhava numa organização internacional, mantive-me na minha torre de marfim.... em que tinha passaporte azul, "visto" especial,  o meu proprio fundo de pensoes e  nao pagava impostos nem aos franceses, nem aos suiços.

Depois mudei de emprego e mudei-me para a Suíça... e isto agora pia fininho! tive que me registar com o cantao de genebra, pago imposto todos certinhos e hoje o golpe final... a minha querida carta de condução... Foi-se!

Se eu quero morar na Suíça e conduzir na Suíça... tenho que ter uma carta de condução Suíça. Por isso, e com grande relutancia da minha parte, dirigi-me a DGV de ca do sitio e entreguei a minha carta de condução cor-de-rosinha... que eu tinha desde os 18 anos... com a minha foto de sou-tão-novinha-e-estou-tao-maldisposta-é-favor-não-me-chatearem!

Pronto...  camada a camada... documento a documento... sou cada vez mais parte do sistema Suíço... as a proper expat should!

Sem comentários: